terça-feira, 19 de maio de 2009

Neoclassicismo

Movimento cultural do fim do século XVIII, o Neoclassicismo está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco. A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.


Artes plásticas

A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza.
Caracteristicas do neoclassicismo
As principais características do neoclassicismo são:
• Academicismo: nos temas e técnicas, isto é, sujeição aos modelos e regras ensinadas nas escolas ou academias;
• Harmonia do colorido nas pinturas e exatidão de contornos;
• Restauração da arte greco-romana;
• Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.


Escultura

Na escultura, o movimento buscava inspiração no passado. A estatuária grega foi o modelo favorito pela harmonia das proporções, regularidade das formas e serenidade da expressão. Apesar disso, não atingiram a amplitude nem o espírito da escultura grega. Também foi menos ousada que a pintura e arquitetura de seu tempo.
Características Gerais da Escultura Neoclassica:

Temas: históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Serviram de base para a representação de figuras humanas com poses semelhantes às dos deuses gregos e romanos.

Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).

Relevos: têm o mesmo sentido honorífico e alegórico da estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.

Formas de Representação: de inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corpos eram nus ou semi-nus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (das pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os cânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.

Técnica: são obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de barro ou gesso para um primeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade.

Materiais: mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho,e o bronze, mas em menor quantidade.


Música

A música neoclássica, teve um período relativamente curto, marcado pela simplificação das estruturas Barrocas, tornando a música mais suave.


Arquitetura neoclássica

A Arquitetura neoclássica foi produto da reacção antibarroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII. Os Arquitectos formados no clima cultural do racionalismo iluminista e educados no entusiasmo crescente pela Civilização Clássica, cada vez mais conhecida e estudada devido aos progressos da Arqueologia e da História. A relação entre o Homem e a natureza se transformou, aumentou a capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, por meio da técnica e houve uma mudança nas relações culturais e sociais.
Algumas características deste movimento artístico na arquitectura são
• Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras)
• Processos técnicos avançados
• Sistemas construtivos simples
• Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais
• Formas regulares, geométricas e simétricas
• Volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos
• Uso de abóbada de berço ou de aresta
• Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade
• Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade
• Pórticos colunados
• Entablamentos direitos
• Frontões triangulares
• A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque
• Valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares
• Decoração de carácter estrutural


Teatro

No teatro neoclássico a racionalidade predomina, revalorizam-se o texto e a linguagem poética. A tragédia mantém o padrão solene da Antiguidade.

domingo, 3 de maio de 2009

ESTILO BARROCO

Estilo Barroco
O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália.
Um importante pintor barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610). Em suas pinturas podemos perceber as características marcantes do barroco, que, na Itália, foi impulsionado pela reestruturação da Igreja Católica.

Da Itália, o barroco se difundiu pela Europa, manifestando-se de maneiras diferentes em cada país, mas preservando suas características básicas: a teatralidade da obra, o contraste claro-escuro, o realismo, o conflito, o forte apelo emocional, os temas míticos ou religiosos e as cenas cotidianas.

Espanha
Na Espanha, o barroco se desenvolveu principalmente na arquitetura, nos entalhes e nas decorações requintadas das construções, fossem religiosas ou não. Na pintura, teve forte influência do barroco italiano, com predomínio do realismo. O principal pintor barroco espanhol foi Diego Velázquez (1599-1660).

Diego Velázquez, Velha fritando ovos, 1618, óleo s/ tela

Holanda
Diferente da Itália e da Espanha, que eram países católicos, o protestantismo holandês trouxe algumas dificuldades para os artistas no que se refere à representação de cenas religiosas, mas não as impediu. Tais dificuldades, no entanto, acabaram por gerar belíssimos retratos, paisagens e naturezas-mortas.Descritivo e realista, o artista holandês não se preocupava com padrões de beleza clássicos, preferindo retratar cenas do cotidiano. Dois importantes pintores do barroco holandês (também chamado barroco flamengo) foram Peter Paul Rubens (1577-1640) e Rembrandt van Rijn (1606-1669).

Rembrandt, A Sagrada Família, 1635, óleo s/ tela
Observe no quadro A Sagrada Família a luminosidade que é dirigida para as figuras de Maria e do Menino Jesus. Rembrandt conseguiu reproduzir em suas telas uma gradação de claridade nunca vista até então.

ARQUITETURA NEOCLÁSSICA

EXEMPLOS

CASA BRANCA - EUA (Whashington DC)


ARCO DO TRIUNFO - FRANÇA (Paris)

PORTA DE BRANDEMBURGO -ALEMANHA (Berlim)


ARQUITETURA NEOCLÁSSICA

EXEMPLOSNational Gallery, Londres
Arco do Triunfo – Paris
Igreja de Madeleine – Paris


Palácio de Exposições de Munique

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Objetivos desse Blog

  • Incentivar os estudantes à interação;
  • Trabalhar conteúdos das disciplinas;
  • Trabalhar com os temas transversais;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Dinamizar aulas.

Planeta Terra


Estamos diante de um momento crítico na história da terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro [...] ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a diversidade da vida.

Carta da Terra